You are hereBlogs / py1zv's blog / "UGLLY BALUM" de Garrafa PET (1 x 1 balum de Cabo Coaxial)

"UGLLY BALUM" de Garrafa PET (1 x 1 balum de Cabo Coaxial)


Porpy1zv - Enviado em 04 fevereiro 2013

Muitos projetos de balum existem na Internet, a sua grande maioria com uma base para o enrolamento, o que normalmente aumenta o peso do balum significativamente, isso me levou a desenvolver uma técnica para  confeccionar um Balum de cabo coaxial com núcleo de ar o famoso "UGLLY BALUM" e somente ar no núcleo nada mais,  .

Como estamaos em um mundo com pensamento na conservação ambiental, aonde a consciência de reciclagem deve ser Pró-Ativa resolvi dar um destino a minha garrafa "PET" para confecionar o Balum, tudo bem que depois do serviço teei que pensar em outra serventia para ela.

Bom chega de lero-lero e vamos ao que interessa, com uma garrafa PET que estava separada para "outros projetos", fechada com a tampa para dar resistencia para que possamos enrolar o cabo coaxial.

 pet

Para contruir um balum para bandas baixas (160/80 e 40m) Pegamos 6 metros de Cabo Coaxial RG-58 ou 6,6m de RG-213 ( Tabela 1 do capítulo 26 , Antena Book de 1991), enrolamos bem junto no corpo da garrafa PET;

ATENÇÃO no uso do RG58 em lugar do RG213:

 Em relação a atenuação do sinal, em frequências baixas não faz muita diferença usar um ou outro, porém em questão de capacidade de potência e tensão de trabalho o RG213 é muito superior. Em 80m/160m o uso combinado de potência e ROE elevado irá causar o aparecimento de tensões consideráveis entre o núcleo e a malha do coaxial (ordem de alguns kV) o que no caso do RG58 poderá ocasionar a ruptura/derretimento do dielétrico e eventual curto circuito causando até mesmo um incêndio no balun. ( colaboração PY4RGS Rafael)

 

Após enrolado coaxial Fixaremos com abraçadeiras plásticas de Nylon 6.6 com 200mm x 2,6mm, recomendo a utilização da cor Preta por ser mais resistente as interpéries e irradiação solar, no meu caso utilizei brancas e para destacar melhor nas fotografias e claro era a que tinha no "almoxarifado" .

Temos que tomar cuidado quando fixamos as abraçadeiras para evitar que fique desforme pelo excesso de tensão dada nelas, e vamos fixando uma a uma sempre com 180º de defasagem para manter o contorno e a fixação perfeita.

Podemos utilizar 8 abraçadeiras , caso sua abraçadeira tenha uma menor largura que 2,5mm é aconselhável dobrar para 16 abraçadeiras transpassadas para manter o formato e principalmente a uniformidade do conjunto, afinal nosso núcleo será absolutamente de ar e a forma será sustentada pelas abraçadeiras.

Ajuste abraçadeiras para dar estabilidade no conjunto, Após estar bem fixado e estável  retirare a tampa da garrafa PET para podermos desemoldurar nosso UGLLY BALUM

Amassamos um pouco a garrafa PET retirando o ar de dento, e com podemos retitrar o nosso "molde" do UGGLY BALUM

 

Fazemos um retoque final no visual, cortando as sobras de abraçadeiras e ainda podemos colocar dois terminais ou conectores conforme o projeto de sua antena, no meu caso será soldado o núcleo do coaxial e a malha diretamente na antena, e na parte de nbaiso sera inserido um conector UHF Fêmea para acoplar o coaxial restante.

Assim ficou a cara do UGLLY BALUM com núcleo totalmente de ar e com peso diminuído, mantendo a forma e muito resistente a movimentações.

Esse ai em breve estará na minha antena de 160/80m Half-Slooper ...

Espero ter sido de ajuda, qualquer dúvida entrem em contato.

73´s

Fábio

PY1ZV

rapaz gostei viu... entao QUANTAS VOLTAS PARA 40 METROS? NO CASO.EU NAO QUERIA COLOCAR UM CONECTOR NAO. ENTAO PODERIA JA FAZER NO PROPRIO CABO. SEM CORTAR E SE CONECTORES MACHO FEMEA. E LIGAR A ANTENA NA OUTRA PONTA ? parabens pela montagem e projeto. 73 PP2ZM@hotmail.com

Ola PP2ZM , é a mesma medida para 40m e pode sim colcoar somente o cabo sem conectores o importante é o tamanho do coaxial aduchado.
73´s

Criatividade nunca acaba, vou copiar... hihihihihihihihihi

73
CW - PY2RX

Aproveita e faz uma matéria sobre sua experiência!!
73´s

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
A questão a seguir é para validar se você é um ser humano ou um computador.
Image CAPTCHA
Digite o que está escrito na imagem acima.

. .

ATENÇÃO: O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade de seus autores e pode não expressar a opinião e posição do Rio DX Group.

Pesquisar

Navegação

Tags para este blog

    Blog sem tags

    Quem está online

    No momento há 1 usuário e 101 visitantes online.

    Novos usuários do site

    • PU7ASG
    • PY2ALC
    • PY9GC
    • py4vg
    • PY4DY

    Divulgar

    Conteúdo sindicalizado