You are hereHistoria

Historia


A idéia do Rio DX Group surgiu de uma conversa informal entre Fabio Hoelz (PY1ZV) e Felipe Ceglia (PY1NB) em meados de 2005, quando se comentava a necessidade de fomentar atividades radioamadorísticas no estado do Rio de Janeiro. Percebíamos claramente a necessidade de se elevar o nível dos radioamadores fluminenses, o que certamente traria maior atividade e participação nas areas de DX, contestes e experimentações.

Em 17 de outubro de 2005 com o intuito de organizar um Field-Day preparativo para a operação do CB144 2006, oficializamos o grupo, informalmente , através da criação de uma lista de discussões hospedada no sistema Yahoo Grupos. No dia 03 de dezembro de 2005, tivemos a primeira operação e ensaiamos os primeiros passos do grupo em operações multi operadores de conteste com o Field-Day na pista de lançamentos de asa-delta do Parque São Vicente em Petrópolis idealizada e organizada na lista.

Estava iniciada a caminhada para a 1º operação oficial em conteste do Rio DX Group com a estação ZZ1SBB no concurso de VHF CB144, em seguida foi operada a estação ZW1TT no CQWW SSB 2006 com a primeira e muito boa participação neste renomado conteste internacional.

Em 2007, foi iniciado o ano com o projeto da ZW1TT para o CB144 2007, com testes em diferentes locais idealizamos várias expedições que motivaram outros componentes do Grupo a idealizarem também suas operações e assim gerando grande atividade em VHF e em Contestes no Estado, o concurso CB 144 , no estado do Rio de Janeior, passou de 3 participantes em 2006 para mais de 30 participantes sendo o terceiro estado em participação em 2007 quando operamos com a estação ZW1TT tendo conquistado a maior distância percorrida na edição do conteste, no mesmo ano efetivamente a estação PR1T entra no ar no CQWW operando em Multi-Single com a participação dos radioamadores PY1ZV, PY1NB E PY1DX seria a segunda experiência neste modo de operação em um contest internacional porém a definitiva introdução do Rio DX Group no cenário mundial com estações de conteste.

Além dessas operações tivemos várias participações indivíduais como operador-único nos mais variados contestes nacionais e internacionais pelos membros do Grupo, PR6PRS, PU1KGG, PU1KYC, PU1NEI, PU1PRF, PU1TNT, PU1VHF, PY1DX, PY1JR, PY1NB, PY1PDF, PY1SX, PY1WW, PY1ZV, PY2ZY, obtendo grandes resultados em variados contestes como o nacionais CB 144, Farroupilha e CVA, e os internacionais CQWPX, CQWW, WAE, ARRL 10 , entre outros.

Nossa especial agradecimento aos colegas PU1KVA, PU1MEG, PU1SAT, PY1AR, PY1LO e PY1RY, que apesar de ainda não participarem de suas estações em contestes, estiveram presentes nas mais variadas expedições e fazem parte da história do RIO DX GROUP !!!

Nossa missão é reciclar o radioamadorismo no estado do Rio de Janeiro, formando operadores de DX e contestes, também agregando radioamadores com conhecimento técnico para formarmos times e estações de excelência para a participação em contestes.

Faça parte desta Família que está mudando o jeito de ser radioamador!

Pesquisar

Navegação

Quem está online

No momento há 1 usuário e 39 visitantes online.

Novos usuários do site

  • PU7ASG
  • PY2ALC
  • PY9GC
  • py4vg
  • PY4DY

Divulgar

Conteúdo sindicalizado