You are hereBlogs / py1zv's blog / Beacon PY1BCN no ar!

Beacon PY1BCN no ar!


Porpy1zv - Enviado em 16 December 2007

No último dia 13 entramos na nova fase do Rio DX Group, um projeto de pesquisa tendo como marco inicial à colocação do beacon em 144.070 MHz.

Tudo teve início em uma volta para reconhecimento na pista de vôo livre do Parque São Vicente (Petrópolis-RJ) da equipe que começava a organizar a participação do Rio Dx Group no CB 144/2006, estavam Eu PY1ZV, o Felipe PY1NB e o Alexandre ZZ1PAA, fazendo experiências no local para investigar as aberturas de propagação do local, foi quando entre uma chamada e outra, estava conversando com o Felipe sobre a grande facilidade que o Durval PY1RF tinha para fazer DX em VHF (ele mora em um patamar abaixo do local aonde nos encontrávamos e que tínhamos uma bela vista para a casa dele), entramos no assunto sobre como poderíamos pesquisar o fenômeno que acontece naquela área foi quando o Felipe lançou uma pergunta: - E se colocássemos beacons em altitudes variáveis neste local? Talvez entendêssemos o que realmente acontece? Bingo! A partir daí começamos a pensar na idéia de como conceber estes famigerados beacons.

Felipe achou na internet um site muito interessante de um alemão, o DL4YHF (http://www.qsl.net/dl4yhf/) que projetou um circuito controlador de beacon via microprocessador PIC, assim a coisa começou a ficar mais fácil.

Enquanto o Felipe detinha-se na confecção tecnológica, comecei a ver a parte burocrática, que até então seria somente uma solicitação de estação experimental, foi quando aconteceu um imprevisto, a legislação mudou com a nova regulamentação em 01 de dezembro, e o processo migrou para o novo enquadramento, uma estação do tipo 3 e segue a burocracia.

Eu tinha um velho FT-227R que estava parado desde que retiramos do ar o node de radiopacote. Informei ao Felipe da idéia de coloca-lo lá em cima no morro da Bandeira aonde temos uma cabine, e mais rápido do que imaginávamos, já tínhamos praticamente tudo pronto, o circuito do beacon, o equipamento, o local (morro da bandeira em Petrópolis) e as antenas.

Projeto executado, o beacon ficou “rodando” na casa do Felipe por uns quinze dias mais ou menos para ver se teríamos algum “BUG” e para testar a resistência do velho 227r que na verdade, funcionou muito bem e suportou este tipo de trabalho nesta fase sem problemas.

 

ZZ1SBB e PY1ZV
"Ei maraca! Amarra essa antena ai logo, to querendo descer e escutar o beacon lá em baixo!"

 

Tudo pronto para a instalação, marcamos a data para dia 13 de dezembro, primeiro por ser bom para o Felipe, e outro que para mim é feriado assim ficaria mais fácil conciliar o dia todo caso fosse necessário. Nesta fase entra meu caro amigo e também membro do Rio DX Group, o Paulinho ZZ1SBB, que se prontificou de nos acompanhar para o árduo trabalho de instalação no Morro da Bandeira do nosso “brinquedinho”.

Felipe saiu de casa as 06:10 da manhã com destino a Itaipava aonde eu o aguardava para embarcar os demais equipamentos necessários para a instalação do beacon, e tomarmos a direção do local, O Paulo nos encontrou já no bairro do Morim onde fica localizada a cabine, chegando ao local iniciamos os trabalhos de retirada das antenas de UHF da antiga repetidora que não mais está instalada. Para melhorar o aspecto do local também foi feita uma limpeza de conservação. Após estes pequenos pormenores que não fazem lá grande diferença enquanto eu fazia as conecções do equipamento na alimentação e no cabo coaxial, o Felipe atualizava os dados de localização com o GPS para assim que a antena subisse já saberíamos a orientação a ser tomada (o gridlocator do beacon é GG87kl). Após longas horas de trabalho causado principalmente pela necessidade de maior altura devido a uma construção à frente da cabine, aonde que tivemos que improvisar um suporte para o tubo de alumínio, o qual não estava previsto. Finalmente as 11:20 min já estava tudo terminado na tocante à instalação, somente faltava o ajuste da antena de oito elementos no local definitivo, ai que começou o nosso maior problema, a antena não ressonava de jeito nenhum na freqüência escolhida para o beacom (144.070MHz), não abaixava a estacionária de 1:1.7, muito alta. Em se tratando de um equipamento que ficará transmitindo 24h seria suicídio eletrônico. Lancei mão de um recurso que já tinha dado certo anteriormente com este tipo de antena que colocamos, não sei se é realmente um erro do projeto, ou é uma interação que acontece, porém novamente deu certo, retirei um elemento da antena (1º diretor) passando a operar somente com 7 elementos, foi ai que conseguimos trazer a estacionária a níveis aceitáveis mais ainda fora do ideal. Exatamente as 12:35m entrou no ar para não mais sair o Beacom em 144.070 MHz enviando seu sinal continuamente para o inicio de nossa experiência.

Assim esta lançada a pedra fundamental da nova empreitada do Rio DX Group, estaremos em breve partindo para a nova etapa que será a colocação do beacom na faixa de 6 metros, tendo assim mais uma baliza para a nossa região, já temos o equipamento (um patrulheiro III) doado pelo Ivan PY1YB, a antena (uma Ringo de ½ onda) doada pelo Soni PY1NX, faltando somente a preparação do equipamento para o mais breve possível possamos lançar ao ar mais este trabalho.

Grato a todos os colaboradores diretos e indiretos do Grupo, assim como também as mensagens de apoio e agradecimento, deixo aqui também o meu agradecimento Pessoal e especial, pela dedicação ao radioamadorismo, dos colegas Felipe PY1NB e Paulo ZZ1SBB que com certeza sem o apoio e as realizações diretas, não seria possível sairmos de somente ser uma idéia.

Gostaríamos de pedir aos colegas que eventualmente escutem nosso beacon, enviem spots ao DXCLUSTER mais próximo, e também comentários aqui.

Para ver os spots mais recentes para PY1BCN, clique aqui.

Até breve e 73´s

Fábio Hoelz
PY1ZV
RIO DX GROUP

Olá colegas, meu prefixo é PU2LGF, Oliveira, de Santos-SP. Nasci e cresci em Petrópolis. Fico feliz de ver vocês na ativa. Assim que eu for aí vou tentar contato via rádio. Vou ver se de alguma forma escuto o vosso beacom e reporto.
Um forte 73.

Gilson Oliveira

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
A questão a seguir é para validar se você é um ser humano ou um computador.
Image CAPTCHA
Digite o que está escrito na imagem acima.

. .

ATENÇÃO: O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade de seus autores e pode não expressar a opinião e posição do Rio DX Group.

Pesquisar

Navegação

Tags para este blog

    Blog sem tags

    Quem está online

    No momento há 1 usuário e 57 visitantes online.

    Novos usuários do site

    • PU7ASG
    • PY2ALC
    • PY9GC
    • py4vg
    • PY4DY

    Divulgar

    Conteúdo sindicalizado